domingo, 20 de agosto de 2017

ADMIRAÇÃO E INVEJA

Você já parou pra pensar que esses dois termos aparentemente tão distantes podem ser mais próximos do que a gente imagina?
Vamos pensar sobre a Admiração... Como eu me sinto quando admiro uma pessoa? Em geral eu me identifico com suas qualidades, características e desejo também conseguir ser tão bom quanto ela, porém eu não desejo o mal dela, nem que ela pare de crescer, evoluir e prosperar, e nem que aquele carro, aquele namorado sejam meus, pelo contrário, em mim há um desejo que ela brilhe ainda mais... 
E a Inveja difere disso apenas porque o invejoso deseja que tudo o que é do invejado seja seu e ele vai trabalhar duro por isso te atropelando quando necessário... aí você vai me dizer: Mas então quer dizer que a pessoa que sente inveja é tudo isso? E deseja o meu mal? É um ser maligno? Calma! Vamos destrinchar melhor pra não concluirmos coisas erradas... 
Primeiro, existem pessoas que admiram muito você e são sinceras, mas que quando você conquista alguma coisa ela fica com uma certa inveja pois queria estar no seu lugar, mas não necessariamente significa que a pessoa seja um "demônio" por causa disso... em geral, muitas de nossas amizades são assim, e nós mesmos somos assim às vezes... (Sim, nós somos, não faz essa cara! Assume que você é, acredite, isso facilita a vida e te dá a possibilidade de mudar!). Simplesmente porque o sucesso do outro nos revela o quanto estamos inseguros perante quem somos e o quanto estamos mais focados no externo do que em nós mesmos. E você diz: então você quer me dizer que eu tenho esse comportamento invejoso e que a culpa é minha e eu que estou errado? Não! Estou dizendo que precisamos dar um passo atrás antes de dizer que uma pessoa invejosa é a encarnação do capiroto! hahahaha
Calma, vamos aprofundar mais um pouco... o seu amigo passa num vestibular para cursar medicina, e você fica feliz, comemora com ele, mas ali no fundo você tá com inveja, porque você queria ter passado no vestibular e estar recebendo essa enxurrada de felicitações e de carinho e atenção que o seu amigo está recebendo... Mas péra! Quando mesmo você quis ser médico? Você não queria ser engenheiro, ou ator? Entendeu? Olhe bem... sua inveja neste caso é apenas por uma carência que se revela à sua frente, você consegue estar feliz pelo seu amigo, mas você se sente "menor" porque não está recebendo a atenção que ele está recebendo... Será então que não seria o momento de olhar mais pra si mesmo e entender? ou ao menos procurar entender que o caminho do outro não é o seu? Descobrir qual é o seu caminho? E antes de querer a atenção da galera, que tal se dar essa atenção? Há quanto tempo você espera que alguém te dê algo, quando você mesmo não tem feito muito por si? Só pra despertar uma reflexão....
Mas não vamos nos iludir... existe aquele camarada, nem tão camarada assim... que não perde uma oportunidade de vampirizar a gente... você chega no trabalho com um colar novo, ele nem olha pra você, dá bom dia pro seu colar e, antes mesmo do almoço... Pá! Seu colar se espatifou... Quem nunca?
O nível de "fura olho" é tanto que daria um livro se eu fosse reunir aqui só o que já me aconteceu e o que eu já vi perto de mim...rsrsrs 
Mas ficar com raiva desse ser também não vai resolver nada!
Então o que fazer? 
Diante do camarada que não é nada camarada, eu recomendo o corte, o distanciamento mesmo, e quanto mais longe melhor! Ah, mas você estuda ou trabalha com esta bênção de pessoa? ou pior é seu parente? Vamos lá! Corte também! Tenha apenas o convívio mínimo necessário, não mostre sua vida pra pessoa, exclua das redes sociais, delimite seu território! Gente que não acrescenta não faz falta! E se é só pra sugar? Me poupe né! Você não precisa disso! Nem eu!
Já na questão dessa inveja mais "branda", quando você se ver nessa situação, reflita sobre si mesmo, em geral as coisas que acontecem em nossa vida nos trazem grandes ensinamentos sobre nós mesmos... mas se for com um amigo seu, que você percebeu que ficou "assim" por alguma conquista tua... não dê muita brecha, mas mostre a ele, que o seu caminho é seu, só seu e o dele é o dele... e por mais parecidos que sejam, são diferentes!

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Eu não sou terapeuta, nem psicóloga, nem uma blaster entendedora de comportamento humano. Sou apenas uma curiosa e observadora do comportamento humano e das coisas da vida, e tenho a minha própria jornada e as conversas com os amigos como base pras conclusões que chego e posto aqui...

Gratidão!!!

PRISCILA KLESSE

Um comentário:

  1. Adorei! Gosto dos seus textos, negona... Sempre que fizer novos, me mande mais que LOGO.

    ResponderExcluir