terça-feira, 16 de junho de 2020

EU ALVO, ENTRE OS PRIVILEGIADOS!



O meu corpo não é alvo: cândido, branco, segundo o dicionário.

Mas é alvo: objetivo físico visado para destruição parcial ou total, segundo dicionário.

Isto eu digo quando falo de cor, e digo quando falo dos fatos. Fatos e dados expostos nos jornais, que pouco denunciam, porém, naturalizam o ato de eu ser alvo de balas e da violência policial. Que por ser pessoa de pele preta, me torno mira de um Estado assassino e opressor. Faz parte da minha dor, estando eu no Brasil, nos Estados Unidos, na França, na Inglaterra... E até mesmo, se eu estivesse em algum país da África, também vítima do europeu colonizador. Nenhum branco imagina isto. Não é algo que ele possa discursar, mas o faz. Sinceramente, não é algo que ele se preocupe, porque o afeta pouco, o comove pouco, e o ajuda muito: privilégios. Mas não serei eu que explicarei sobre os privilégios aos privilegiados, eles tem privilégios suficientes, para acessar estas informações.

Mas Aline, por que escreve este texto então? 

Ahh... Pensei em algo a escrever após o convite, e me veio estas situações todas que entraram em foco, mas em breve voltarão ao esquecimento da terna população branca. E abro meu coração aos meus amigos, para dizer que sim, todo este movimento me atingiu e me sufocou as ideias, por isto, poderia falar de qualquer outra coisa agora... Mas sinto que é bom, que é meu direito, que faz parte do que devo exigir, também ser ouvida sobre isto que me incomoda. 

Creio que no primeiro parágrafo deste texto, já expus o filme que vem e vai por muito tempo em minha mente. Não vou me alongar... Também não preciso. Também não quero. É meu direito.

Percebe, somos complexos, muito complexos. Eu sei pra quem quero falar. E eu sei pra quem devo resposta. E a cada dia desejo exercer mais da liberdade que não tem vindo gratuitamente, que não está acessível a todos, que é saqueada continuamente dos meus.

Passo por esta página, a convite de uma amada amiga.

Mas creio que a minha fala, que o meu corpo, que as minhas ideias e meus sonhos, tem um alvo também. Alvo que está direcionado aos meus semelhantes. É pra eles que desejo direcionar minha fala, para eles que desejo investir meu trabalho e minha energia, e por eles que vieram antes de mim, que desejo empenhar meus sonhos. Sonhos de continuidade. Sonhos de prosperidade. Sonhos de liberdade e vida.

Eu tenho um alvo: centro de interesse, objetivo. É por ele que luto. 

Obrigada

ALINE FERREIRA SILVA ANTONIO
@aie.antonia



Aline Ferreira, vulgo Aiê Antônia, 29 anos de idade. Taurina. Graduada em Ciências Contábeis, consultora em finanças pessoais, produtora cultural, estudante de licenciatura em Arte - Teatro, dramaturga e poeta. Corpo preto e periférico em resistência constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário