terça-feira, 23 de junho de 2020

MORTE



Tenho pensado muito na morte.

Acho que sempre pensei, mas agora talvez de forma mais latente, mais evidente.

Outro dia pensei que a melhor forma de viver deve ser fazendo as pazes com a morte e aceitando o inevitável.

Mas não consegui ter certeza.

Ou talvez só não consiga aceitar.

Tenho meus momentos de desespero sobre esse assunto, principalmente diante do que vivemos.

É insuportável pensar que mesmo com todos os cuidados, estamos correndo risco e os nossos também...

Num dia está tudo bem, de repente os sintomas e não se sabe o depois.

Perdi algumas pessoas pra essa doença, mas ela também perdeu porque outros meus a venceram.
Seguimos nesse combate.

Sem muita certeza do poderio de nossas armas e sem saber quem e quando será o próximo atingido, a próxima baixa...

Mas pensava eu...
No fundo não foi sempre assim?
A vida sempre foi e é um sopro
A qualquer momento podemos ir ou os nossos de repente se vão e ficamos nós, com os vazios...

Estou há quase 2 meses em casa, de quarentena e nunca antes na minha vida perdi tantos... e disse tantos "meus sentimentos" como nesses tempos...

Eu sei que esse é o fim de todas as nossas histórias, a gente sabe desde que nasce que um dia vai morrer, mas é difícil aceitar, cada pessoa não é um número, é um amontoado de histórias, de causos, de amores, desamores, encontros, desencontros, risos, lágrimas, tantas coisas... e em um sopro restam apenas as lembranças nos corações e na memória dos que ficaram...

PRISCILA KLESSE
 *escrito em 02 de maio de 2020

2 comentários:

  1. "(...)Fazer as pazes com a morte", acho que é isso mesmo o caminho da libertação real. Não que seja fácil firmar nesse pensamento. Somos cheias de sonhos, vivemos querendo construir um amanhã melhor...Mas acho que quando aceitamos a ideia de que esta vida, neste plano, de repente tudo acaba e ficamos bem com essa ideia é pq conseguimos desapegar de tudo, e aí não tem pressão, não tem que atender expectativas, não tem obrigação, só viver cada dia, viver o presente, cada momento, intensamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita colocação. Um desafio, mas penso que se conseguirmos encontrar esse desapego, não significa que não ficaremos tristes, mas entenderemos que é o desfecho certo da vida, e no fundo está tudo bem assim.

      Excluir