terça-feira, 17 de março de 2020

PÂNICO, SURTO, EMPATIA E AFETOS EM TEMPOS DE CRISE



Impossível não pensar sobre essa loucura desse momento que estamos vivendo...
Estou vendo medo, pânico sendo difundido e acho surreal isso tudo...
Tem uns absurdos por aí que são difíceis de lidar...

Outra coisa que me pega são os grupos e páginas religiosas, ou good vibes que estão dizendo cada coisa... aff

Mas assim, tem muita coisa boa acontecendo também, empatia surgindo, uma abertura para a compreensão de que eu não vou me expor não só pela minha saúde, mas principalmente pra não ser transmissora do vírus...

Eu sinto que ainda temos coisas pra aprender e sou das que acredita que tudo na vida é aprendizado, mas eu não vejo isso de forma romantizada, por favor, não me confunda com esse povo good vibes que não considera as realidades que cada um vive.

É muito fácil pra uma certa faixa de nossa população ficar em casa, trabalhar de casa, ou ficar um tempo sem trabalhar porque tem uma poupança ou algum rendimento que garante sua sobrevivência dentro desse período.
Mas, existem milhares de pessoas, milhões, que são autônomas, que se não saírem pra trabalhar não tem dinheiro, se não abrirem seus pequenos comércios não terão o que comer amanhã... Existem também os que são funcionários de empresas e residências que seus patrões pararam de trabalhar, mas estão exigindo que seus funcionários trabalhem...

Transporte lotado... mas a recomendação é evitar aglomerações...

O pobre, sempre o pobre segurando a sociedade... pagando com sua vida para que o topo da pirâmide siga intocável...

Se você não concorda com isso como eu, faça algo, quebre o ciclo.
Se você tem como ajudar alguém que vai ficar sem trabalhar e sem ter grana nesse período, ajude!
Se você pode comprar coisas pra estocar, não compre tudo, não quebre a economia, não colabore com o aumento dos preços e a falta de produtos, não piore o que já está difícil. Ajude.
Se você conhece idosos, ofereça de fazer coisas pra eles na rua, mercado, banco, farmácia... mas deixe na porta, evite contato... Mas ajude! Pense em possibilidade de ajudar.

Outra coisa que estou notando é a personalidade das pessoas se revelando... já vi gente disfarçando seu desespero em impulso de compartilhar informação nas redes, mas sem filtro algum e difundindo desinformação, um deserviço nesse momento... vi gente querendo ser liderança e ajudar um grupo a manter a calma sendo absurdamente autoritário e causando mais surto nas pessoas e brigas... tenho visto pessoas se ouvindo mais também, sendo compassivas... precisamos manter nossos afetos...

Sabe, eu to desconfiada que se estivermos abertos, essa crise poderá nos lembrar que o outro é humano como eu, sente dor como eu, tem dificuldades como eu...

É muito triste que muita gente precise de uma crise pra se lembrar disso... 

Eu ando triste porque eu amo abraçar e beijar as pessoas... eu amo minha solitude, mas a convivência me faz tão bem também... afeto faz bem, que nosso isolamento nos lembre disso, e que a gente saia melhor em todos os sentidos...
Que a gente saiba usar a tecnologia a nosso favor, que a gente não fique apenas maratonando séries e filmes, que a gente faça muitas chamadas de vídeo, que a gente mande e receba muitas mensagens nas nossas redes...

Amor...

PRISCILA KLESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário